quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Pergunta de um Estudante: O que difere realmente A Ordem Franco Maçônica da Centúria Dourada das demais lojas e potência maçônica do GOB?


Pergunta de um Estudante: O que difere realmente A Ordem Franco Maçônica da Centúria Dourada das demais lojas e potência maçônica do GOB? Como somos vistos pelas Lojas Tradicionais? Chegaremos numa única vida ao 99 grau?

R: Nós somos uma Ordem Universalista Mágicka, Templária e Thelêmica, por assim dizer, antes mesmo de sermos uma Ordem Maçônica.

Nós não somos vistos ou reconhecidos, mas entendemos que somos igualmente "Tradicionais". Explico melhor nas linhas que se seguem.

Nós somos da Centúria Dourada, e essa é a nossa Potência, uma Potência Mista diga-se de passagem. As Lojas Maçônicas são afiliadas do GOB - Grande Oriente do Brasil.

Muitas Ordens infelizmente perderam um pouco da sua credibilidade, com muitas falcatruas (mais uma vez entre em cena o bicho-homem), infelizmente. Houveram acusações de roubo, desvio de verbas, enfim, tudo que se pode imaginar, o que é uma vergonha, para algumas entidades jurídicas que procurem ostentar a Coroa do Iniciado.

Nós, temos orgulho do que somos. A nossa Ordem ostenta o compasso e o escorpião, esse é um animal em transição "simbólica" digamos aquilo que foi um ser aquático, similar a um crustáceo, evoluiu para se tornar um ser terrestre - um artrópode. Isso simbolizaria bem a transição da Era de Pisces para a Era de Aquário. E, ao mesmo tempo em sua cauda, ele tem a percepção, a transmutação, a alquimia da morte e ressureição. Em algumas culturas antigas, o veneno do escorpião era inoculado em pequenas doses não letais aos novos guerreiros após uma noite febril e convulsiva, chamada "noite de transição" ou da "Transmutação". E assim também, juntamente com algumas ervas a inoculação do veneno do Escorpião servia para trazer a visão da "Noite Eterna" ou "Noite dos Tempos", onde o futuro Sacerdote, Mago ou Guerreiro teria visão e precisaria destruir (ou colocar sob Vontade Mágicka) suas sombras. Ou seja, ele tem um significado místico profundo que remonta inclusive ao Anciente Egito. O compasso é a pirâmide, o triângulo, a construção, o símbolo de evolução assunção universal que aponta para cima! Se fosse destrutivo, seria apenas para baixo. Por isso a OFMCD utiliza-se desse simbolismo, como se fosse uma transição, o antigo esquadro, agora se torna meramente um escorpião.

A OFMCD tem 99 graus, e não 33. Os 33 graus da Maçonaria são somente a primeira etapa. Os 33 graus da Maçonaria são de ordem gemátrica (numerologia cabalista). A Qabbalah tem 10 esferas que chamamos de Sephiroth no plural ou sephirah no singular e mais 22 caminhos que se entrelaçam nas esferas. O ápice dos 03 pilares: Rigor, Amor e Misericórdia. Antes de atingirmos as últimais três esferas, Kether Binah e Chokmah, temos o abismo, que é como um sifão, uma anti-esfera que é DAAT a esfera do conhecimento. Essa esfera intera, digamos, a 11ª esfera mais 22 caminhos, igual aos 33 graus da Maçonaria.

Entretanto, a maioria dos estudos maçônicos somente vêem "um mundo" em seus estudos, o mundo arquetípico de Atziluth onde está o caminho das 10 esferas (Sephiroth), precisamente iniciando em Malkuth onde nós estamos.

Mas colocam à parte a existência de mais 03 supra-mundos, Briah, Yetzirah e Assiah. Assim Malkhut de Atziluth dá origem a Kether de Assiah por exemplo, e Malkuth de Assiah, confinam em seu aspecto inferior as Qliphot. Em Assiah nós temos os planos dos centros naturais de força, energia eletromagnética, fluxos e correntes do éter Astral e do Éter Negro. Em Briah temos as forças e expressões dos Arcanjos, fundamentais como regentes da Magia(k) seja ela de natureza divina ou telúrica. E em Yetzirah os Coros atribuídos as Esferas Sephiróticas.

Assim temos, o plano que nos encontramos e 3 planos acima, ou seja, os 33 graus da Maçonaria X 3 mundos superiores para galgarmos em planos dimensionais diferentes = aos 99º Graus da OFMCD.

Quanto ao tempo para se atingir os 99 graus é algo muito relativo, pois pode-se galgar os 99 graus em poucos anos terrestres, uma vez que o tempo terrestre nada representa no espaço infinito, ou pode realmente demorar décadas, vidas quem sabe, uma vez que as Ordens Internas da OFMCD, ou sejam, ORMIUM (ORDEM MÁGICKA INICIÁTICA UNIVERSAL - ORDEM DE MELQUISEDECK) e a ORDEM DE PROMETEUS já operam desde o ínicio do século passado na esfera astral e espiritual da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário