quinta-feira, 20 de março de 2008

RESPOSTAS PARA UM ESTUDANTE



Estudante:
Frater Francisco,
uma dúvida Eu não sei se é correto perguntar assim da maneira que vou colocar, mas acho que vai dar pra entender o que quero saber com isso.Como se faz ou pelo menos os procedimentos iniciais, para que possamos "sair" desse caminho ilusório de choronzon?Afinal se temos consciência de que ele (choronzon) é um falso, digamos assim, então porque continuarmos ajudando nessa farsa? O amigo pode me esclarecer a respeito?
Frater Magister:
Simples, você só supera cada obstáculo, quando conseguir suplanta-lo. Você só vence seus demônios, sejam eles interiores ou exteriores, quando tiver coragem para defrontá-los sem medos ou incertezas, pois só assim conseguirá vencê-los. Se Choronzon é o caminho da discórdia, você enfrenta a discórdia em sua vida e coloque-a nos eixos, pois ninguém agüenta viver em completa desarmonia. Se ele é o caminho que escraviza o Ego no homem, alimentando-se de sua porção mais inferior, então chegou a hora de buscar em sua própria essência o caminho que leve você ao seu Ego Superior. Desapego, não é relaxo, e nem não se importar com nada na vida. Desap"ego" - como a própria palavra já insinua é estar livre da escravidão do Ego inferior. Atravessar o abismo para alcançar os louros da vitória sem humildade, e desapego, é o mesmo que assinar o pacto com a loucura e a insanidade. Matar o ego inferior, não é morrer parte de você, e sim deixar o comando para a melhor parte de seu ser. Ter desapego, não é ser pobre ou miserável. É conquistar e vencer sem precisar destruir o semelhante. Sem ser mesquinho. Sabendo valorizar todos aqueles que estão e sempre estiveram do seu lado, apoiando, vivenciando. Enfim, não há grandes mistérios, o ser humano complica a vida, quando deixa de aliar a lógica a sensibilidade ou percepções. Como diria o Samurai: "Eu não tenho vitórias nem derrotas, fiz da vontade e do prazer de lutar e aprender a minha vitória, e de minhas fraquezas a minha derrota." Estudante:Desculpe a insistência, mas sobre o termo "exu preguiçoso" ele é muito utilizado pelos Babalorixás locais, quando o exu assentado por eles não faz nada ou quase nada pelo médium, dai origina -se o termo, mas acredite a resposta que o Sr. me deu a respeito, é uma descrição perfeita dos mesmos Babalorixás aqui da cidade, bom mas deixa isso pra lá, um dia as coisas melhoram, rssss....

Frater Magister:
SE EXU NÃO FAZ NADA, É PORQUE NÃO FOI CONVENIENTEMENTE ASSENTADO, OU O BABALORIXÁ NÃO SABE TRABALHAR COM EXU, POIS TEM SUA VONTADE E SUA MENTE FRACA. UMBANDA E KIMBANDA SÃO COMO DEPARTAMENTOS DE UM GOVERNO QUE A GENTE SABE QUE EXISTE, MAS QUE NÃO GOVERNA NADA, POIS CADA CHEFE DESSE DEPARTAMENTO, SE ALVOROÇA EM CHEFE SUPREMO E DIFICILMENTE ACEITA IDÉIAS DE SEUS IGUAIS QUE TALVEZ ESTEJAM NO CAMINHO "À MAIS TEMPO". ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR ECLETICAMENTE E PRATICAR, PRATICAR, PRATICAR, É ISSO QUE DÁ SEGURANÇA NO CAMINHO.
Estudante:
Aproveitando o ensejo, gostaria de saber se do ponto de vista dos Sr., que é magista, é necessário quando vai se assentar um exu ter o sacrifício animal, sendo o sangue da vitima o agente principal desse assentamento, como elemento de força?Não existem outras maneiras de se assentar uma entidade, quer seja um exu ou de outra natureza, sem que seja preciso matar uma inocente galinha? As coisas não podem evoluir? Então na opinião de vocês porque nas religiões africanas e similares isso não pode ser mudado? O que vocês acham?

Frater Magister:
ANTES MESMO DE VOCÊ FORMULAR TAL PERGUNTA, VOCÊ DEVERIA BUSCAR O ENTENDIMENTO DE COMO SE DÁ A ASSIMILAÇÃO ENERGÉTICA OU ESSENCIAL DA OFERENDA PELA ENTIDADE, E DE QUE FORMA ISSO É UTILIZADO. NA BÍBLIA HÁ INÚMERAS PASSAGENS QUE MENCIONAM SOBRE SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS. HOJE EM DIA NOS MATADOUROS, MILHARES DE ANIMAIS SÃO ABATIDOS PARA SATISFAZER O CARDÁPIO NUTRICIONAL DO SER HUMANO. TODOS SERES QUE VOLITAM MUITO PRÓXIMOS AO ORBE TERRESTRE SE ALIMENTAM DO FLUXO VITAL DE ENERGIA QUE ANIMA A VIDA FÍSICA. EXUS NÃO SÃO DIFERENTES. SE VC PODE OFERECER UM FRANGO ASSADO AOS SEUS CONVIVAS, POR QUE NÃO PODE FAZÊ-LO PARA SEU EXU, SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS EM QUE O ASSENTAMENTO É DEVIDAMENTE PREPARADO, INCLUSIVE Ritualisticamente PARA FINALIDADES ESPECÍFICAS?
NOTE QUE ESTOU APENAS DEMONSTRANDO, QUE SE VC PREPARA UMA OFERENDA A YEMANJÁ COM FRUTOS DO MAR, OU UM PRATO COM BIFES PARA EXUS, Você NÃO ESTÁ PROPAGANDO NENHUM BANHO DE SANGUE, E NEM FAZENDO NADA ILEGAL, ESTÁ APENAS CUMPRINDO UMA RITUALÍSTICA ABSOLUTAMENTE NORMAL DENTRO DA RELIGIÃO. QUERER DOUTRINAR EXU E FAZE-LO VIRAR SANTO (SE É QUE ESSES TAIS santos EXISTAM) É COMPLETAMENTE RIDÍCULO. TODOS NÓS SOMOS O QUE SOMOS EM NOSSAS ESSÊNCIAS, QUERER FORÇAR A NOSSA NATUREZA EM CONTRÁRIO É QUASE COMO REMAR CONTRA A NATUREZA. TENHO UM IRMÃO QUE NÃO COME CARNE, DESDE QUE NASCEU, NÃO SUPORTA. É UM VEGETARIANO NATURAL, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA NEM MAIS, NEM MENOS EVOLUÇÃO, E SIM QUE NÃO COMER CARNE FAZ PARTE DE SUA NATUREZA, ASSIM COMO DE QUALQUER ANIMAL HERBÍVORO. UM CAVALO NÃO É MAIS EVOLUÍDO QUE UM CACHORRO, E NEM VICE VERSA. UMA ZEBRA NÃO É MAIS DO QUE UM LEÃO. TUDO SÃO APENAS NATUREZAS DE CADA ANIMAL, DE CADA SER. ASSIM COMO EXU, É PARTE INTEGRANTE DE UMA CADEIA DE FORÇAS DA NATUREZA, SÓ ISSO. ABRAÇO!


Estudante:
Frater Francisco, posto que o tópico anterior foi devidamente compreendido, e peço minhas escusas novamente pelo mal entendido, sendo então as oferendas sacrificiais, são corretas, em que ocasião é necessária? Uma vez ao ano como nas religiões afro - brasileiras, geralmente no mês de agosto? Ou quando se deseja obter algum favor daquela entidade?

Frater Magister:
A Lei da Kimbanda vêm dos povos Bantos , ou seja, da Angola-Congo. Isto sem falar na mistura entre o Exu Iorubano e os Ngangas e Tatás, que são almas de chefes kimbandeiros das nações bantas, eram sacerdotes bantos adoradores de Nkisi ou Mpungu. Isso tudo quando é trazido à tona traz um ar de confusão, principalmente porque a Kimbanda ou Quimbanda, esteve por muito tempo atrelada a Umbanda, como pilar oposto que traz o equilíbrio mágicko no terreiro, trabalhando por entidades conhecidas como Exus de Lei, ou ainda como Exus batizados. Foi isso que deixou um ar de confusão. Hoje em dia é muito comum termos “feitos ou iniciados na kimbanda". Não bastasse isso, associou-se a Kimbanda a outras formas de magia e ocultismo trazidas pelos europeus, sinais utilizados na magia goécica, evocação de demônios, etc. Não posso dizer aqui que a pureza de uma tradição seja correta ou não, mas o sincretismo de sistemas traz automaticamente uma forma de pragmatismo mágicko religioso. Então você vê uns dizerem, eu aprendi que tal coisa é assim, outros dizem o contrário. Isso é comum em todas as formas de religião, misticismo e magia do mundo. Assim, em meu sistema de Kimbanda, as oferendas sacrificiais são necessárias em determinados Ritos de Cura, e outros. Para oferendas simples ofereço em linhas gerais bifes de primeira, com farofa de mandioca e azeite dendê, com algumas variações ritualísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário